Genética Preditiva

A genética preditiva é a área da genética relacionada ao uso de tecnologia genômica aplicada ao diagnóstico de doenças ou características de interesse, com a finalidade de predizer resultados fenotípicos futuros. Em outras palavras, com base na presença de mutações na sequência de DNA de genes, é possível prenunciar os atributos de uma pessoa. É uma ramificação mais recente dos testes genéticos e se baseia na intersecção de 3 áreas: medicina preditiva, biotecnologia genômica e bioinformática.

O avanço da tecnologia de análise da sequência do DNA evoluiu muito após o código genético humano ter sido desvendado no Projeto Genoma Humano. O estudo de mutações pontuais (SNPs) no genoma humano e sua correlação tanto com doenças quanto com variáveis associadas ao bem-estar e qualidade de vida tornou o acesso à informação genética individualizada mais viável e passível de aplicação em diferentes áreas de conhecimento.

Um teste preditivo pode fornecer informações sobre se alguém irá desenvolver ou provavelmente desenvolverá uma condição específica, geralmente em uma fase posterior da vida. Se uma condição genética de início tardio ocorre em uma família, então os outros membros podem investigar se herdaram ou não o gene defeituoso. Esse tipo de teste pode ser feito em um indivíduo antes do sintoma aparecer e com base na sua predisposição genética é possível inferir a probabilidade que ele venha a desenvolver uma doença ou característica.

com base na presença de mutações na sequência de DNA de genes, é possível prenunciar os atributos de uma pessoa

Porque fazer um teste genético preditivo?

Para conhecer o perfil genético, se houver uma condição genética conhecida na família;

Para tomar as decisões acertadas caso a condição puder ser prevenida ou se os sintomas puderem ser efetivamente tratados;

Para mudar hábitos visando mitigar o efeito de mutações danosas;

Para obter informações sobre mutações que ajudem outros membros da família;

Para potencializar características que conferem alguma vantagem;

Para buscar superar limites genéticos em características que conferem desvantagem.

Veja a lista completa de exames

Parceria

Sou profissional da saúde e desejo ser parceiro

Você pode utilizar da mais alta tecnologia em genética preditiva a favor de seus pacientes solicitando exames que lhe ajudarão na tomada de decisão! Preencha o formulário que entraremos em contato.

Preencher formulário
Topo