Odontologia

Predisposição genética à cárie

O exame Predisposição Genética à Cárie analisa o efeito de dois genes relacionados às respectivas funções: susceptibilidade às infecções microbianas e resposta imune, além do favorecimento à formação de biofilme e adesão bacteriana aos dentes.

Finalidade

A compreensão da contribuição da genética para a predisposição à cárie é altamente valiosa para que os profissionais possam aplicar tratamentos preventivos mais fortemente associados ao risco herdado. Os resultados genéticos podem oferecer uma explicação, tanto para o paciente como para o dentista, do motivo pelo qual pessoas com riscos comportamentais semelhantes (ou seja, frequência de escovação de dentes ou hábitos alimentares) têm diferentes ocorrências de cáries.

A cárie dental é considerada um problema de saúde pública, uma vez que atinge milhares de crianças e adultos dos países industrializados. Sua ocorrência resulta em deterioração do dente e é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo, assim como pela hereditariedade. Assim, o teste Predisposição Genética à Cárie identifica as mutações presentes em genes fortemente associados à presença da cárie, permitindo a prevenção de danos e uma melhora na qualidade de vida do paciente.

Genes Avaliados

Gene Efeito Biológico
DFB1
  • Defesa antimicrobiana inata
TAS2R38
  • Preferência gustativa

 

Benefícios

Em posse do resultado do teste para Predisposição Genética à Cárie, o profissional pode auxiliar seus pacientes a compreenderem seus fatores de risco e assim promover mudanças no estilo de vida, de forma a mitigar os danos. O exame também pode contribuir para o aconselhamento genético familiar, visto que as mutações são hereditárias e os danos podem afetar outros membros da família.

Indicações

  • Pacientes com histórico familiar de cáries
  • Pacientes que apresentam necessidades especiais para definição de um plano de tratamento a médio e longo prazo
  • Pacientes que apresentam recorrência de cárie com hipoplasia do esmalte
  • Pacientes que apresentam fraturas, infiltrações e recidivas frequentes com insucesso em Dentística Restauradora
  • Pacientes que serão submetidos a grandes reabilitações estética funcionais (lentes de contato, facetas, próteses dentarias e ortodontia)
  • Programas preventivos de massa, para a análise em comunidades isoladas
  • Pacientes com históricos de doenças cardiovasculares
  • Pacientes que apresentaram febre reumática

Prazo para a entrega dos resultados

10 dias úteis

Quer fazer um exame?

Os exames genéticos preditivos podem identificar probabilidades e riscos de se desenvolver determinadas condições ou doenças. De posse dessa informação é possível agir de forma preventiva em busca de melhor qualidade de vida, longevidade e saúde.
Nome completo *
E-mail *
Telefone *
Cidade *
UF *
Exame *
Adicionar mais um exame
Foi indicado por um Profissional? *
Qual o profissional?
Como ficou sabendo da Progenomics?

Topo