Genética clínica

Genética preditiva da sensibilidade à varfarina

O exame Genética Preditiva da Sensibilidade à Varfarina fornece informações individualizadas quanto à sensibilidade ao fármaco, o que permite aos Cardiologistas ajustarem o tratamento de forma personalizada. São analisados os polimorfismos dos genes CYP2C9 e VKORC1, os quais estão fortemente associados às doses individuais requeridas de varfarina.

Finalidade

O FDA (Food and Drug Administration), em 2007, atualizou as recomendações de rotulagem para a varfarina, enfatizando que a genotipagem dos genes CYP2C9 e VKORC1 é útil para estimar a dose inicial de varfarina para os pacientes. Assim, em posse do resultado, os Cardiologistas podem auxiliar os seus pacientes com tratamento personalizado.

Genes Avaliados

GeneEfeito Biológico
CYP2C9
  • Produção de enzima responsável pelo metabolismo de fármacos
VKORC1
  • Produção de enzima chave no ciclo da vitamina K
  • Principal gene responsável pela variabilidade na resposta à varfarina entre pacientes

Benefícios

O teste genético é um avanço no atendimento médico personalizado, permitindo aos Cardiologistas saberem, a priori, os genótipos dos genes CYP2C9 e VKORC1 dos seus pacientes, podendo assim, procederem de forma preventiva.

O exame também pode contribuir para o aconselhamento genético familiar, visto que a mutação analisada no teste é hereditária e os danos podem afetar outros membros da família. A investigação da mutação é realizada uma única vez, mas trará informações que poderão ser utilizadas ao longo de toda a vida.

Indicações

  • Pessoas com necessidade de terapia com varfarina

Prazo para a entrega dos resultados

10 dias úteis

Quer fazer um exame?

Os exames genéticos preditivos podem identificar probabilidades e riscos de se desenvolver determinadas condições ou doenças. De posse dessa informação é possível agir de forma preventiva em busca de melhor qualidade de vida, longevidade e saúde.
Nome completo *
E-mail *
Telefone *
Cidade *
UF *
Exame *
Adicionar mais um exame
Foi indicado por um Profissional? *
Qual o profissional?
Como ficou sabendo da Progenomics?

Topo