Qualidade de vida

Genética preditiva da doença de Alzheimer tardia

A identificação do genótipo do gene da APOE possibilita avaliar o risco genético para o desenvolvimento da doença de Alzheimer tardia, tipo de demência mais comum em todo o mundo, e caracterizada pela perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), agravando-se com o passar do tempo.

Finalidade

Estima-se que até 2030, 74,7 milhões de pessoas em todo o mundo sofrerá de algum tipo de demência, assim, o conhecimento do genótipo do gene da APOE pode auxiliar no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer tardia, a fim de retardar o avanço da doença e possibilitar maior controle sobre os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Lembrando que para a confirmação do diagnóstico é necessária uma ampla avaliação médica, que inclui: histórico familiar, exame neurológico, testes cognitivos, exame de sangue e imagiologia cerebral.

Genes Avaliados

GeneEfeito Biológico
APOE
  • Metabolismo de lipídeos
  • Transporte de colesterol

Benefícios

O teste genético é um avanço no atendimento médico personalizado, permitindo aos Médicos Especialistas saberem, a priori, o grau de risco genético para o desenvolvimento da doença de Alzheimer tardia dos seus pacientes, podendo assim, procederem de forma preventiva.

O exame também pode contribuir para o aconselhamento genético familiar, visto que a mutação analisada apresenta caráter hereditário e os danos podem afetar outros membros da família.

Indicações

  • Histórico familiar com doença de Alzheimer
  • Perda de funções cognitivas

Prazo para a entrega dos resultados

04 dias úteis

Quer fazer um exame?

Os exames genéticos preditivos podem identificar probabilidades e riscos de se desenvolver determinadas condições ou doenças. De posse dessa informação é possível agir de forma preventiva em busca de melhor qualidade de vida, longevidade e saúde.
Nome completo *
E-mail *
Telefone *
Cidade *
UF *
Exame *
Adicionar mais um exame
Foi indicado por um Profissional? *
Qual o profissional?
Como ficou sabendo da Progenomics?

Topo